Sunday 17 February 2013

A minha boneca...





8 comments:

  1. As fotos estão interessantes. Assim um bocadinho à Hitchcok, não?
    Mas a boneca devia ser bonita. Esse corte de franja foi malandrice da pequena Maria João?
    Neste rol de perguntas, só mais uma: era de poecelana a boneca? Devia ser bem linda. Tive uma de porcelana tão bonita. Tenho imensa pena de já não a ter.
    Um beijinho grande

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tudo certo! Fui eu que lhe cortei a franja, para ficar como eu... Ela tinha umas tranças enroladinhas sobre as orelhas. Era linda. Não era de porcelana, acho que era em papelão (?) coberta com uma película de porcelana!
      tenho-a guardada há anos para a levar ao Hospital das bonecas que é na Praça da Figueira!
      beijinhos

      Delete
    2. Já ouvi falar desse hospital. Ainda hei-de visitá-lo. Faz bem em arranjar a sua boneca. Eu adorava ainda ter a minha. O meu pai, que como eu nunca deitava nada fora, uma vez em arrumações, já eu trabalhava (portanto já adulta),deitou fora um saco que tinha bonecas e fantoches meus e da minha irmã mais nova. Quando soube até chorei. Fiquei com tanta pena!
      Então, depois mostre-nos a boneca arranjadinha. Deve ser linda. Tem uma cara mesmo bonita, mesmo com essa franjinha (ah!ah!ah!).
      Um beijinho grande (outro para a Maria Eduardo)

      Delete
  2. Olá MJ Falcão,
    Entrei aqui através do Blogue da Isabel, e como vi uma boneca, despertou-me logo a atenção. Suponho tratar-se da sua boneca de infância e pela textura parece-me uma boneca de composição de meados do século passado. Pena que não esteja completa pois são peças raras nos dias de hoje. Mas o que interessa é que lhe traga muitas recordações da sua meninice e continue a dar-lhe imenso prazer.
    Desculpe desta minha intromissão pois tenho muitas bonecas, desde cartão, composição, porcelana etc. e não resisti.
    Um abraço
    maria eduardo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Está completa! O corpo está guardado e faço tenção de a arranjar! Mas não quero que a restaurem "como nova", quero-a assim, com aqueles cabelos...
      Ao ouvir o século passado até fiquei em sobressalto? Já do século passado? É verdade...
      Um beijo

      Delete
  3. Só mais um pequenino apontamento:
    Ainda bem que está completa, e se não está fracturada é só compô-la e ligá-la por meio de elásticos... e como boneca antiga deverá manter as suas característica próprias da época... Sou da mesma opinião. Quando referi, de 'composição' do século passado, queria dizer de 'papelão' e mais ou menos dos anos 50, pois o papelão era o material usado na época na feitura de bonecas. As bonecas de composição são do princípio do século XX. Tenho um boneco parecido, dos anos 30, com a cabeça e os membros de papelão, mas o corpo é de tecido cheio de palha!... comprei-o há uns anos num antiquário, gosto dele mas não tenho qualquer laço afectivo com ele, é mais um da minha colecção, o mesmo não acontece com a sua boneca, que merece toda a atenção e carinho.
    Um beijinho

    ReplyDelete
  4. Então acha que não devo "restaurá-la" e é melhor arranjá-la eu? Tenho jeito para isso, não tenho é tempo...
    Eram bonecas lindas! A minha tinha um toque pessoal, um sorriso que não era igual às outras. Foi, aliás, a única que vi na montra e escolhi! Em Portalegre, há tantos anos... beijinhos

    ReplyDelete
  5. Se a boneca tiver os orifícios nas pernas,nos braços e na cabeça para enfiar os elásticos é fácil, se não os tiver, têm que ser implantados por um especialista na matéria. Eu não sou restauradora profissional, sou amadora e curiosa, costumo restaurar as minhas bonecas e das minhas amigas, por essa razão é que a amiga que me fez o Blogue criou também um cartão de visita meu como "restauradora", muito pomposo por graça, porque ela sabe que tenho um bocadinho de jeito de mãos para essas coisas. É no entanto uma matéria que me apaixona e tenho muitos livros sobre brinquedos e bonecas.
    Se necessitar de alguma informação, disponha, terei todo o prazer em ser útil.
    Um beijinho

    ReplyDelete